Music: Identidade Visual

Olá meus amores,

Vamos falar um pouco de musica? Quem nunca se identificou com o look dos seus artista preferido? Então vamos conversar um pouco sobre esta identidade visual que existe na musica, ou através de um estilo, perfil da banda ou de um álbum.

Vamos entender melhor o que é esta identidade através do site Significados encontrei.
Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

Tendo em base este significado de identidade podemos considerar a identidade visual como identificação imagética de uma pessoa ou grupo de pessoas, no caso da musica. como podemos ver “Identidade visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa ou um produto. É um símbolo gráfico que leva ao mercado a divulgação de uma marca, com o objetivo de criar uma identidade, que visualizada remete imediatamente ao produto.”

No mundo da musica não é diferente, nos identificamos através de roupas acessórios. Como por exemplo: Quando se vê uma pessoa com cabelos compridos (+homens), roupas escuras preferencialmente pretas, coturno e uso de corrente metal, ja imagina se uma pessoa voltada para estilo musical de rock, o que é diferente de um estilo de samba. Isto por causa da identificação com cantores e bandas. Salvo algumas exceções.

Para isto podemos falar sobre os mais conhecidos estilos musicais e suas características.

Jazz: é uma manifestação artístico-musical originária de Nova Orleans nos Estados Unidos. Tendo,a cultura popular e na criatividade das comunidades negras. Tendo com principais instrumentos a flauta, o saxofone, e o violoncelo. E uso de roupas social, mais pelo surgimento do inicio do seculo XX.

jazz-2

Pagode: Tem por características o uso de pandeiro e cavaquinho, e originado de roda de amigos, com roupas mais coloridas e alegres. Através das suas letras passam algum acontecimento, geralmente romântico quer seja de alegria ou decepção. Tem por raiz o samba.

maxresdefault

Musica Erudita: É o estilo musical, bem tradicional e estilo clássico. Eram musicas tocadas em cortes e operas, abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente. Tem por perfil roupas bem alinhadas e de corte, encontramos o uso de pianos e violinos.

meus-documentos-003

Rock: Outro estilo que se popularizou e diversificou ao longo das ultimas décadas foi o rock, surgido em meados do seculo XX já ganhou espaço de mercado e conquistou o coração de varias gerações.  Ao logo do tempo criou uma clássica divisão entre o Heaven Metal que seria um rock com sonoplastia e letras mais fortes, sendo algumas ate mesmo agressivas e o clássico que é mais ameno. Caracterizado como exemplificamos por roupas pretas e uso de acessórios metálicos.

guns

Esta foi a nossa primeira conversa sobre este tema, e para não fica muito longo dividimos em mais três etapas. Espero que vocês tenham gostado e deixe um pouco da sua opinião sobre como foi construída a sua identidade musical.

Super beijo

Anúncios

83 comentários sobre “Music: Identidade Visual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s